Este é um texto feito por um jogador casual de jogos de corridas para jogadores casuais de jogos de corrida. Sendo assim, o que falarei agora poderá parecer óbvio, mas julgo que se faça necessário: Forza Motorsport não é Forza Horizon. Esqueça o grande, convidativo, vivo e colorido mundo aberto do spin-off Horizon. Em Motorsport, as coisas são mais serious business. Fazendo uma analogia ainda dentro do mundo dos videogames, Forza Horizon se assemelha a The Crew Motorfest, enquanto Forza Motorsport tem Gran Turismo como principal (ainda?) concorrente.
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Forza Motorsport, lançado no final de 2023, assim, sem números, é o oitavo jogo da série principal da franquia. Uma das motivações para o abandono da numeração é transmitir a sensação de recomeço na nova geração (nem tão nova assim) de videogames. O jogo deixou o Xbox One para trás e chega apenas aos consoles Xbox Series X|S e PC. Phil Spencer, chefe do Xbox, em entrevista concedida ao IGN americano, diz que também desejava enviar uma mensagem aos jogadores de que poderiam investir seu tempo e experiência em um jogo que continuará recebendo suporte pelos próximos anos.
Você se lembra de Forza Motorsport?
O Motorsport anterior, o 7, foi lançado no já longínquo ano de 2017. Desde então, a Microsoft rompeu com o lançamento intercalado das versões, trazendo ao mundo os Horizon 4 (2018) e Horizon 5 (2021). Para muitos, desde então, a série spin-off tornou-se a cara de Forza. E não é para menos, Forza Horizon atingiu a incrível marca de 40 milhões de jogadores em 2024. Seis anos e duas versões de sucesso depois, a volta à série mãe foi marcada por expectativa e desconfiança. E valeu a espera? A resposta de um jogador casual de jogos de corrida é: sim.
A necessidade de um novo jogo da franquia também fica patente quando se traz à memória que nenhum outro Motorsport está disponível para venda de forma digital por questões de licenciamento, um mal que vem atingindo muitos jogos nos últimos tempos. Imagino ainda que os fãs de um estilo menos arcade nas corridas estavam ansiosos por esse momento, e ele chegou em bom estilo, na medida para reavivar as memórias e reacender o desejo por velocidade dos apaixonados por carros (como todo brasileiro™).
Bonito, às vezes
Jogos de corridas são conhecidos por elevarem o patamar gráfico dos videogames, chegando normalmente na janela de lançamento dos consoles, mostrando o que pode se esperar de uma nova geração. Forza Motorsport, por sua vez, não chegou próximo ao lançamento do Xbox Series X|S, que já chegava aos três anos em 2023. Também não tomou para si o dever de carregar o estandarte de beleza gráfica da atualidade, apesar de ser um jogo bonito. Pelo menos às vezes. Explico adiante.
O novo título da série traz consigo todo o esquema de mudança de clima, temperatura e ciclo de dia e noite consolidados nos jogos anteriores e também em outras franquias. Em minha experiência, a beleza do mundo do jogo, no caso os vários circuitos disponíveis, só são apreciadas em sua plenitude numa combinação que parece aleatória. São necessárias condições específicas de iluminação, trechos determinados dos traçados e diferentes conjunturas climáticas para que o mundo revele a sua beleza gráfica. E não há um conjunto pré-definido dessas condições que valham para todos os circuitos, o que fica esplêndido em um, não funciona tão bem em outro. Embora não seja um ponto que determine a jogatina de Forza Motorsport, é algo que causa uma leve estranheza.
Ainda seguindo no quesito visual, algo que definitivamente poderia ser aprimorado é a apresentação das corridas em geral. O estilo utilizado é pobre, não aproveitando as possibilidades de valorizar os circuitos do jogo (que julgo não serem muitos). Ao jogador, quase nada é dado sobre a corrida e as peculiaridades do autódromo que o aguarda. O pouco dado vem de uma narração que está longe de ser a melhor maneira de fazê-lo. Eu prefiro um paredão de texto na tela me dizendo a extensão da pista, curiosidades, dicas de pilotagem, estratégias, fatos históricos e condições climáticas do que dez segundos de um narrador não me dizendo nada que se aproveite.
Este mal da apresentação por meio de narrador também se estende aos veículos e suas categorias. Ao passo que visualmente você quase não consegue saber se se trata de um vídeo de um veículo real ou um modelo 3d feito para o jogo, as informações das carangas são muito básicas. Certamente não contemplará os desejos informacionais dos apaixonados por carros (como todo brasileiro™).
Quase simulação e arcade
Como dito, a série principal de Forza visa algo mais próximo à simulação do que seu spin-off Horizon. Os mais puristas da simulação, que possuem cockpits, volantes e pedais profissionais que rivalizam em preço com um carro popular, vão dizer que Motorsport não é um simulador, o que de certa forma está correto. A realidade é que, mesmo sendo mais sério que Horizon, Motorsport possui uma série de opções de configuração que podem torná-lo um passeio no parque, ideal para quem quer apenas diversão sem compromisso, ou algo mais realista, como os primeiros passos aos aspirantes à carreira da pilotagem.
Existem oito níveis de dificuldade à escolha. Eles determinam o tempo de volta dos adversários, assim como sua aceleração, frenagem e precisão nas curvas. A dificuldade dos oponentes é temperada com os conjuntos de regras escolhidos. São três as opções. Regras do Clube, com danos cosméticos, possibilidade de retroceder e penalidades quase inexistentes. As Regras Esportivas, em que o consumo de combustível e desgaste dos pneus são simulados, ainda é possível retroceder e as penalidades são moderadas. E por fim, as Regras Avançadas, a faixa de maior dificuldade, em que os danos estruturais do veículo também são simulados, além do combustível e pneus, não é possível retroceder as corridas e as penalidades são completas. Outro tempero de dificuldade é a possibilidade de escolha de posição no grid de largada.
Todos esses elementos deixam o jogo ao gosto de cada freguês piloto. São eles que determinam ainda a quantidade de créditos de premiação ao final de cada corrida.
Carros e oficinas
Forza Motorsport segue a lógica de jogos de corridas recentes. O jogo oferece várias competições, algumas delas limitadas a certas fabricantes, tipos de carro, ano de fabricação ou potência do veículo, fazendo com que o jogador experimente uma amostra considerável de diferentes tipos de pilotagem que os diferentes tipos de carros exigem.
Eu não conheço muito do mundo dos veículos automotores quando se sai dos grandes nomes que estão no imaginário popular. Mas você encontrará todas as máquinas licenciadas que se esperam de um jogo de corrida moderno. No jogo, você poderá pilotar as mais rápidas McLarens, Ferraris, Jaguares, Porsches, Bugattis e Lamborghinis. Mas você também poderá dirigir os melhores carros de marcas mais palatáveis aos meros mortais, como Ford, Chevrolet e Hyundai.
Claro, a compra de novas peças e a tunagem dos veículos continuam sendo um grande chamariz para os jogadores que são apaixonados por carros (como todo brasileiro™). A aquisição de melhorias é feita através dos créditos ganhos nas competições. Você pode fazer uma sintonia fina do carro, aperfeiçoando desde o sistema de escapamento, sistema de freio, filtro de ar, acessórios aerodinâmicos até a escolha de pneus e quantidade de combustível antes das corridas. Um verdadeiro parque de diversões para os aspirantes a mecânicos.
Um bom jogo de corrida
Forza Motorsport é um bom jogo de corrida. Certamente atende a parcela de jogadores carentes do gênero no Xbox. Como prometido por Phil Spencer, o jogo tem sido alvo de constantes atualizações pela Turn 10, muitas delas atendendo a pedidos diretos da comunidade de jogadores. É o caso da camada de RPG que o jogo tinha no início, vinculando as atualizações dos veículos à quantidade de tempo em sua direção. Esta característica, muito criticada, foi removida, deixando todas as peças disponíveis tão logo você adquira cada veículo.
Ainda há espaço para outras melhorias. Você não consegue ir diretamente às corridas das competições. É necessário passar por alguns menus para pular a pratica e classificação, que não fazem muito sentido para jogadores casuais após a retirada da experiência para obter pontos de carros. E não há classificação nos modos offline, já que a posição no grid de largada é escolhida livremente. Outro ponto, o upgrade automático dos carros baseados em seus pontos e créditos não mostra com clareza o que está sendo equipado e/ou alterado nos veículos, fazendo o jogador percorrer as opções da loja para observar as mudanças. Alterações das apresentações dos circuitos, campeonatos e carros, como dito anteriormente, podem ser melhores, assim como a quantidade de conteúdo, que sempre será insuficiente para os jogadores mais hardcore.
Finalizando, Forza Motorsport é excelente para quem já tem experiência no gênero e busca realismo, e também para iniciantes nas corridas, que querem apenas algo casual.
Forza Motorsport
Desenvolvimento: Turn 10
Publicação: Xbox Game Studios
Jogado no PC via Xbox Game Pass
Idioma português: Sim