Devwill Too MD | Uma jornada em busca de conhecimento

Devwill Too MD inicia com uma citação de O Mito de Sísifo, de Albert Camus:

“No plano da inteligência, posso, pois, afirmar que o absurdo não está no homem, nem no mundo, mas na sua presença comum.”

Camus dizia que o verdadeiro papel do homem, em um mundo de absurdos, era em sua vida, ter a consciência de seu significado, de sua revolta e de sua liberdade. Em Devwill Too MD, acompanhamos Homunculus, personagem principal da obra, em uma busca primordial num mundo absurdo. Sufocado pelo ininteligível, desperto do sono da ignorância, lançado às areias do desconhecido.

O jogo

Devwill Too MD é um jogo de plataforma simples, dividido em telas únicas. Em cada tela, inimigos esperam para tornar a jornada de Homunculus mais desafiadora. Como os clássicos do gênero, os inimigos, em sua maioria, são derrotados pulando sobre “suas cabeças”. Outros desafios impostos ao jogador são evitar cair em buracos, sobrepujar armadilhas e desviar dos movimentos de alguns seres ou de projéteis lançados por eles. Além do pulo, Homunculus possui uma rasteira que o auxilia nesses desafios.

No deserto

Acompanhando o aprendizado de Homunculus, o jogador é apresentado às mecânicas e aos diferentes inimigos de forma gradual. Ainda que os poucos movimentos do personagem sugiram uma simplicidade de jogabilidade, as mecânicas e estratégias por vezes necessárias para a progressão são variadas e criativas. O jogador continua a encontrar novidades mesmo em áreas avançadas, sobretudo nas estratégias para derrotar os chefões que permeiam a caminhada.

O trabalho de Sísifo

Sísifo, um mortal, foi condenado pelos deuses a um trabalho repetitivo, frustrante e eterno. Empurrar uma grande pedra de mármore montanha acima para, ao se aproximar do cume, através de uma força invisível, vê-la rolar até a planície aos pés da montanha. Assim, eternamente, Sísifo vê seu esforço não servindo para nenhum propósito.

Em Devwill Too MD, Homunculus também passa por enfrentamentos que, se parecem levá-lo adiante, apenas o destinam a um novo enfrentamento, num ciclo que parece inquebrável. Sempre rolando a pedra até o cume da montanha para vê-la rolando novamente até sua base. Na supracitada obra de Camus, temos a seguinte reflexão sobre o mito de Sísifo:

“Se esse mito é trágico, é porque seu herói é consciente. Onde estaria, de fato, a sua pena, se a cada passo o sustentasse a esperança de ser bem-sucedido? O operário de hoje trabalha todos os dias de sua vida nas mesmas tarefas e esse destino não é menos absurdo. Mas ele só é trágico nos raros momentos em que se torna consciente. Sísifo, proletário dos deuses, impotente e revoltado, conhece toda a extensão de sua condição miserável: é nela que ele pensa enquanto desce (a montanha). A lucidez que devia produzir o seu tormento consome, com a mesma força, sua vitória. Não existe destino que não se supere pelo desprezo.”

Essa sequência interminável de chefes derrotados da mesma maneira parece ser uma condenação que Homunculus está fadado a carregar ao longo de sua existência. No entanto, após o derradeiro desafio, nosso personagem parece conseguir adentrar os raros momentos de consciência do mundo ao seu redor.

Excelente amálgama

A paleta de cores de Devwill Too é bonita e elegante. Ela reforça a condição misteriosa de seu mundo. O jogo, apesar de curto, dá ao jogador uma quantidade considerável de diferentes ambientes, como campos abertos, cavernas, desertos e pirâmides. Além da passagem de tempo que acentua as diferenças desses locais, com cenas de sol a pino ou sob céu estrelado.

Destaque também para os quadrinhos que antecedem algumas das fases. Seguindo a estética do jogo, quase sem textos, elas dão margem para interpretações heterodoxas por parte do jogador.

Céu estrelado

As transições entre as telas podem render algumas surpresas, como inimigos à espreita, buracos inesperados ou projéteis lançados por inimigos. Esses, são variados, assim como seus comportamentos. Alguns são estáticos, passivos, aguardando apenas o golpe fatal. Outros possuem comportamento agressivo, pulam ou perseguem seu personagem. Aliados às plataformas de cada tela, alguns exigem um pouco de estratégia antes do enfrentamento, sobretudo nas partes finais do jogo.

Os pulos de Homunculus talvez requeiram um pouco de treino e jogatina até seu completo domínio. São poucas, porém, as telas que exigem pulos complexos, com plataformas que se desfazem e alguns elementos rudimentares de metroidvania. Mas não é necessário o medo da morte. Os continues do jogo são infinitos e o retorno ao início da fase atual é uma punição branda. Essa característica estimula o jogador a tentar combos, matando inimigos em sequência e, dessa forma, conseguir uma maior pontuação. Esta, por sua vez, é revertida em vidas extras. Em determinadas partes, esses combos são necessários para atingir plataformas inalcançáveis por um pulo comum.

A parte sonora também merece destaque. Algumas de suas músicas são especialmente boas e o jogo oferece a opção de ouvi-las de forma separada, como nos velhos tempos em que os jogos vinham com um teste de som.

Que Homunculus encontre a sua essência!

Devwill Too MD
Desenvolvimento: Amaweks
Publicação: Autopublicado
Jogado no PC via itchio
 amaweks.itch.io/devwill-too-md
Idioma português:

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